Como Fazer a Dieta Dukan? Conheça e Perca Medidas em Pouco Tempo

Conheça melhor a Fase Ataque da Dieta Dukan

Para obter um emagrecimento rápido sem sofrimento pode parecer um sonho, mais esta a seu alcançasse pelo menos é isso que a famosa Dieta Dukan promete com um cardápio mais restritivo você consegue perder ótimas medidas em menos de 15 dias. Na verdade a dieta para perder peso promete emagrecer a silhueta em até 5 kg nos primeiros sete dias.

Perder Peso com a Dieta Dukan é possível sim e o melhor de tudo que você não vai passar fome, basta seguir o Dieta Dukan passo a passo. Neste método a pessoa possui no máximo uma variedade de 100 alimentos que podem ser consumidos nas fases de emagrecimento.

Para vc ter uma idéia, algumas celebridades que fizeram a dieta dukan tiveram resultados surpreendentes. Veja abaixo

  • Mariana Belém filha de Fafá de Belém conseguiu emagrece 10 kg;
  • Gugu Liberado recentemente também divulgou que estava fazendo a dieta;
  • Mulher do príncipe William, Kate Middleton se tornou praticamente garota-propaganda da dieta Dukan;
  • Jennifer Lopez, fez a dieta para perder barriga baseada no consumo de proteínas para voltar à boa forma após dar à luz gêmeos;
  • Penélope Cruz fez dieta Dukan para emagrecer após o nascimento de seu único filho;
  • Beyoncé também diz ser adepta da dieta;
  • Fernanda Paes Lemes já teu declarações que emagreceu cinco quilos com a dieta Dukan;
  • Gisele Bundchen a pouco tempo falou que recorreu a diet para perder os quilinhos ganhos na gravidez;
  • A mulher de Kaká, Carol Célico, aderiu à dieta Dukan depois da gravidez.

Como fazer cada fase da dieta Dukan?

Bem, o método se divide em quatro fases: Ataque, Cruzeiro, Consolidação e Estabilização.

Fase de Ataque: Com duração de um a sete dias, nesta fase a pessoa só pode ingerir 66 alimentos ricos em proteínas. Estes alimentos podem ser ingeridos à vontade. Também é orientado consumir 1,5 colheres de sopa/dia de farelo de aveia.

Cardápio de 1 dia da fase de ataque

Exemplo de cardápio com 1.000 calorias por dia

RefeiçãoSugestão
Café da manhã1 xícara de café (opcional), 1 copo (200 ml) de leite desnatado, 1 e ½ col. (sopa) de farelo de aveia e 1 ovo mexido
Lanche da manhãRolinho de 2 fatias (40g) de peito de peru
Almoço1 filé grande (150g) de carne bovina sem gordura e rolinho de 2 fatias (40g) de presunto magro
Lanche da tarde1 pote de iogurte 0% gordura
Jantar8 colheres de sopa de frango desfiado com ervas-finas e 2 col. sopa rasas de queijo cottage 0% gordura
Ceia1 xícara (chá) de camomila

Fase Cruzeiro: São acrescentados às 66 proteínas, 34 legumes e verduras, totalizando os 100 alimentos que podem ser consumidos. Esta fase dura 7 dias para cada quilo perdido. Também é orientado consumir 2 colheres de sopa/dia de farelo de aveia. De acordo com os criadores do método, o esperado nesta fase é que a pessoa perca um quilo por semana.

Cardápio de 1 dia da fase cruzeiro

Exemplo de cardápio de 1.200 calorias ao dia

RefeiçãoSugestão
Café da manhã1 xícara de chá verde ou branco, 1 panqueca de farelo de aveia (feita com 1 clara de ovo + 2 colheres de sopa farelo de aveia + ½ colher de sopa de requeijão 0% gordura + 1 colher de sopa de adoçante em pó + 1 colher de chá de fermento em pó) e 2 colheres de sopa rasas de queijo cottage 0% gordura
Lanche da manhã1 copo de iogurte natural desnatado
Almoço1 prato de sobremesa de rúcula e tomate cereja, 1 fatia (30g) de queijo branco 0% gordura em cubos com manjericão e 2 filés (200g) de peito de frango ao curry
Lanche da tardeRolinho de 2 fatias (40g) de peito de peru
Jantar1 prato de sobremesa de alface roxa, palitinhos de pepino e brócolis, 1 lata de atum ao natural e 1 ovo cozido
Ceia1 xícara (chá) de erva-doce

Fase de Consolidação: Aos 100 alimentos são acrescentadas frutas, pão integrais, queijos e carboidratos. A pessoa também passa a ser autorizada a fazer duas “Refeições Gala”, em que podem comer o que quiserem desde que não repitam o prato e não façam duas refeições deste tipo seguidas. Também é orientado consumir 2,5 colheres de sopa/dia de farelo de aveia. Esta fase dura 10 dias por peso perdido.

Cardápio de 1 dia da fase de consolidação

Exemplo de cardápio de 1.400 calorias diárias

RefeiçãoSugestão
Café da manhã1 pote de iogurte 0% gordura, 2 colheres de sopa farelo de aveia, 1 fatia de pão de forma integral e 1 colher sopa cheia de creme de ricota light
Lanche da manhã1 xícara de café (opcional) e 1 copo (200 ml) de leite desnatado
Almoço1 prato de sobremesa de repolho roxo, rabanete e palmito, 1 filé (100g) de carne bovina sem gordura, 4 colheres de sopa de batata-doce e 1 laranja
Lanche da tarde1 fatia de pão de forma integral e 2 fatias (40g) de peito de peru
Jantar1 prato de sobremesa de acelga, broto de feijão (Moyashi) e cogumelos, 1 posta (100g) de salmão ou atum e 4 colheres de sopa de ervilha ou vagem
Ceia1 xícara (chá) de erva-doce e 1 maçã assada com canela em pó

Fase de Estabilização: Nesta fase a alimentação é livre. Contudo, os adeptos do método precisam seguir três regras: uma vez por semana ingerir apenas proteínas, é recomendado que isso ocorra nas quintas-feiras, comer 3 colheres de sopa de farelo de aveia por dia e praticar 20 minutos de caminhada diária com o abandono para sempre dos elevadores.

Cardápio de 1 dia da fase de estabilização

Exemplo de cardápio de 1.600 calorias

RefeiçãoSugestão
Café da manhã1 xícara de café (opcional), 1 copo (200 ml) de leite desnatado, 2 fatias de pão de forma integral, 1 colher sopa cheia de creme de ricota light e ½ mamão papaya
Lanche da manhã1 xícara de café de mix de nuts (castanhas, amêndoas e nozes)
Almoço1 prato de sobremesa de alface americana, cenoura e couve-flor, 1 filé de sardinha cozida em pressão com pimentão e cebola, 4 colheres de sopa de grão-de-bico e 1 fatia grossa de melão
Lanche da tarde1 copo de iogurte natural desnatado batido com 1 xícara de chá de frutas vermelhas (morango, framboesa e/ou amora) e com 2 colheres de chá de semente de linhaça + chia
Jantar1 prato de sobremesa de repolho roxo, couve-manteiga e berinjela, 1 filé (100g) de peito de frango assado ao molho de laranja e 4 colheres de sopa de arroz integral
CeiaMingau de (200 ml) de leite desnatado e 3 colheres de sopa farelo de aveia

Por que a Dieta Dukan ajuda a emagrecer

Reduzir drasticamente os carboidratos da dieta de fato leva ao emagrecimento rápido. Isto porque ao cortar os carboidratos o corpo fica sem sua principal fonte de energia. Por isso, o organismo irá utilizar o glicogênio, pequena reserva de energia que fica no músculo e fígado.

Temos armazenado cerca de um quilo e meio de glicogênio, que sempre se agrega ao H2O, portanto também há cerca de 3 litros de água. Essa reserva costuma ser gasta na primeira semana da dieta Dukan, fazendo com que a pessoa perca 4,5 kg. Mas é importante destacar que esses 4,5 kg perdidos não são de gordura, mas sim de glicogênio e água, dando uma falsa ideia de emagrecimento saudável.

Nas semanas seguintes, o grande consumo de proteínas proposto pela dieta fará com que o organismo busque energia no tecido adiposo, então ocorre a queima de gordura. Além disso, a proteína favorece a liberação de um hormônio chamado glucagon que estimula o corpo a realizar maior queima de tecido adiposo para que vire energia.

Além da queima de gorduras, a restrição de proteínas também leva à queima de músculos. Isto porque a outra fonte de energia que o organismo utiliza diante da falta de carboidratos vem dos aminoácidos presentes nos músculos.

Esta queima de músculos provocada é especialmente prejudicial para processo de emagrecimento, pois estes músculos gastam muita energia para existir, ou seja, a existência deles ajuda na perda de peso.

Vantagens da Dieta Dukan

 

 

A grande vantagem da dieta Dukan está em proporcionar o rápido emagrecimento. Isto porque ao reduzir drasticamente o consumo de carboidratos o corpo fica sem sua principal fonte de energia. Então, o organismo irá utilizar o glicogênio, pequena reserva de energia que fica no músculo e fígado.

O ser humano costuma ter armazenado cerca de um quilo e meio de glicogênio, que sempre se agrega ao H2O, portanto também há cerca de 3 litros de água. Essa reserva costuma ser gasta na primeira semana da dieta Dukan, fazendo com que a pessoa perca 4,5 kg. Mas é importante destacar que esses 4,5 kg perdidos não são de gordura, mas sim de glicogênio e água, dando uma falsa ideia de emagrecimento saudável.

Passada essa fase, o grande consumo de proteínas proposto fará com que o organismo busque energia no tecido adiposo, então ocorre a queima de gordura. Além disso, a proteína favorece a liberação de um hormônio chamado glucagon que estimula o corpo a realizar maior queima de tecido adiposo para que vire energia. Além da queima de gorduras, a restrição de proteínas também leva à queima de músculos.

Ao proporcionar o rápido emagrecimento, a dieta faz com que a pessoa se sinta animada a continuar este processo de perda de peso. Isto eventualmente pode fazer com que ela aceite realizar a reeducação alimentar e assim perca peso de forma saudável.

Desvantagens da Dieta Dukan

Monótona: Nas duas primeiras fases só podem ser ingeridos no máximo 100 alimentos, de modo que este método de emagrecimento se torna muito monótono.

Efeito sanfona: este plano alimentar não ensina uma reeducação alimentar. Ela faz com que as pessoas reduzam drasticamente o consumo de carboidratos e depois não ensina os adeptos do método a seguirem uma alimentação saudável, com todos os nutrientes ingeridos de forma balanceada. Por isso, as chances de reganho de peso são altas.

Difícil de manter: Cortar ou reduzir drasticamente um determinado macronutriente, como os carboidratos, é muito difícil. Por isso, os adeptos do método encontram problemas ao segui-lo.

Riscos do método

Prejudica os rins: A dieta Dukan leva ao consumo em excesso de proteínas e esse excesso é excretado pelos rins. Porém, o constantemente excesso de proteínas começa a sobrecarregar os rins e pode causar até mesmo um quadro de insuficiência renal.

Fadiga e dores de cabeça: Com a falta de carboidratos, o corpo tende a converter gordura em energia o que leva a liberação de substâncias chamadas de corpos cetônicos. Em excesso essas substâncias podem causar enjoos e náuseas. A redução de carboidratos também irá causar sensação de cansaço.

Causa a perda de músculos: A restrição de carboidratos leva à queima de músculos. Isto porque a outra fonte de energia que o organismo utiliza diante da falta de carboidratos vem dos aminoácidos presentes nos músculos. Esta queima de músculos é especialmente prejudicial para o processo de emagrecimento, pois estes músculos gastam muita energia para existir, ou seja, a presença deles ajuda na perda de peso.

Aumenta o risco de câncer: Diversos estudos apontam que o consumo em excesso de proteínas de origem animal aumenta o risco de câncer. E este método estimula o consumo de grande quantidade de proteínas de origem animal, sendo que em algumas fases as proteínas de origem vegetal sequer podem ser ingeridas.

Causa hipoglicemia: Por reduzir drasticamente a quantidade de carboidratos, este método pode levar à hipoglicemia, baixo nível de açúcar no sangue, que causa muita fraqueza e até mesmo desmaios.

Afeta o humor: este plano alimentar pode levar ao mau humor. Isto porque o organismo precisa de carboidratos para levar o triptofano ao cérebro. O triptofano é essencial para a síntese de serotonina, que por sua vez é importante na modulação do humor e bem-estar. Assim, a redução do consumo de carboidratos pode causar o mau humor.

Causa a descalcificação óssea: Ingerir grandes quantidades de proteína animal faz com que o sangue fique mais ácido e para que ele volte ao ph normal, o organismo utiliza o cálcio presente nos ossos. Portanto, a dieta Dukan aumenta o risco de descalcificação óssea.

Recomendação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que a distribuição dos macronutrientes para indivíduos saudáveis seja de: 55 a 75% de carboidratos, 10 a 15% de proteínas e 15 a 30% de gorduras. A dieta Dukan vai completamente contra as orientação da OMS e ainda pode causar uma série de problemas de saúde. Por isso, a grande maioria dos médicos nutrólogos e nutricionistas não recomendam que as pessoas façam esta dieta. Para pessoas com problemas renais este método é ainda mais perigoso, já que afeta a saúde dos rins.

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