Como Emagrecer depois dos 40? Saiba Quais Cuidados Você Precisa Ter

Sim tem como Emagrecer depois dos 40

A frase “antes tarde do que nunca”, um famoso dito popular se aplica a diversas situações do dia dia, inclusive à vida saudável. Se você tem mais de 40 anos e pensa que é tarde para ter uma boa saúde, vc se engana. E se livrar de maus hábitos – mesmo depois dos 40 anos – pode ajudar a ter uma velhice mais saudável. Além disso, mostrou a importância de ter uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, legumes, oleaginosas, grãos e outros alimentos.

E os malefícios das comidas industrializadas, é apontado por especialistas como vc já sabe, o causador do aumento da obesidade mundial e podendo também causar diversas doenças, como acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2, doenças cardíacas, pressão alta e alguns tipos de câncer.

Exercício físico

Quando você muda sua alimentação, você já deu o primeiro passo. O segundo passo, indispensável, é começar a praticar exercícios físicos. Quando você alia boa alimentação com atividade física, você emagrece e ganha uma ótima qualidade de vida – tanto a curto, como a longo e médio prazo.

Verificação

Se você começou a mudar seu hábitos físicos e alimentares, você vai precisar de uma forma de controle. O ideal é que você se pese todas as semanas, pelo menos um vez. Assim será possível manter um controle de quanto você está pesando, até chegar ao peso ideal.

Dormir

Agora que você está mudando a sua rotina e o seu organismo, outros elementos da sua rotina precisarão se adaptar para que o a fase de emagrecimento aconteça da melhor forma possível. Uma das principais mudanças é o seu sono. É necessário que você durma bem todas as noites.

Comer

Um bom truque é que você mantenha as refeições essências do dia, sem negociação. Para ajudar no almoço e no jantar, você pode substituir os pratos maiores por pratos pequenos. Com pratos menores você sentirá maior sensação de saciedade e irá se livrar da ideia de privação.

⇒ Preparando e armazenando Refeições Para a Semana ⇐

  • – Comece planejando aonde vai levar sua marmita, se vai ser em um ambiente quente, frio, tem aonde guardar até comer? Tem geladeira, micro ondas ou forno?
  • – Faça uma lista de compras, e nunca vá ao mercado com fome, isso é um erro terrível, sempre acabamos comprando algo desnecessário ou alguma porcaria.
  • – Planeje antecipadamente o que vai comer, quantas refeições e a quantidade de porções para cada refeição.
    No meu caso são 6 refeições diárias. Ex: Café da Manhã, Lanche da Manhã, Almoço, Pós treino, Jantar e Lanche da Noite.
  • – Pense bem no que vai comer, o mais viável é separar a mesma refeição do almoço e a mesma refeição da janta para semana toda, é uma dieta simples e barata.
    Assim você economiza no mercado. Então pense bem nos alimentos em que vai querer.
  • – O mais recomendável é preparar as refeições no domingo, vá a feira ou ao mercado no sábado e deixe o domingo livre para preparar suas refeições.
  • – Alimentos que podem ser congelados: Frango, Carne Bovina, Peixe, Arroz, Feijão, Macarrão, Batata, Batata doce, Ovo cozido com casca, Mandioca etc. As carnes podem apenas serem cozidas, embale em plástico filme para congelar, não deixe frita porque na hora de descongelar e esquentar ficará ressecado. Você também pode fazer massas como wrap, pão integral e outras para congelar basta apenas formar uma bolinha com a massa, enrolar em plástico filme e congelar. Não congele os legumes. Faça bolinhos salgados, pré asse e congele.
  • – Como Armazenar: Prefira vasilhas com separação, a maioria dos alimentos precisam ficar separados para poderem ser congelados como: Arroz, feijão, carnes etc..
  • – Como armazenar as verduras: Lave-as muito bem, seque-as, pique se preferir e monte em camadas em um potinho de sua referencia. Não congele as verduras, NUNCA!
    Molhinhos e temperos, sempre coloque na hora de comer.
  • – Para as sobremesas: Monte sua sobremesa em um potinho de plástico, muito bem lacrado. Dependendo da sobremesa pode ser conservado por 48 horas ou até 72 horas.
  • – Você não precisa congelar as refeições dos dois primeiros dias, nesse meio tempo os alimentos conseguem ser conservados apenas na geladeira. Congele apenas o restante.
  • – Por ultimo, retire sua refeição no mínimo 4 horas antes de consumir. Se for levar para algum lugar logo cedo, deixe descongelando de um dia para o outro.

Tempo

Esqueça a pressa, está na hora de sentar com calma para fazer as suas refeições. É essencial que você sente para comer, podendo mastigar divagar e melhorar a sua digestão. Ajuda muito, se antes de começar a comer, você fizer uma pequena pausa e concentrar-se durante um minuto, acalmando sua mente e organismo.

Concentração

Quando você está comendo, não é interessante que você faça outra coisa ao mesmo tempo. Se não for uma boa conversa com sua companhia, exclua. Nada de ler ou ver TV ao mesmo tempo em que come. Você precisa ver o que, e que, está comendo antes do prato estar vazio.

Movimentação

Não é ideal para o seu corpo que você fique sentado o tempo todo. Mesmo que você trabalhe sentado o dia todo, tire momentos para se levantar e se movimentar regularmente. Em casa, não fique deitado no sofá o tempo inteiro. Fique em pé e ande.

Alimentos Roxo

Como alimentos roxo. Eles são ricos em polifenóis, que auxiliam muito em vida mais longa e saudável. Ou seja, não economize em produtos naturais dessa cor. Vá no mercado e compre muito mirtilos, berinjela, repolho roxo, uvas, entre outros.

Prazer

Estamos acostumados a associar alimento e prazer. Saiba que isso é uma construção neurológica, e que você pode mudar isso com as mudanças de hábitos. Pare de associar comida e prazer, e direcione essa sensação para outros atos. Descubra prazer em outras ações da sua vida.

Pontos principais do post

  • Verificar o peso um vez por semana, sempre no mesmo horário.
  • Praticar exercícios físicos e diminuir a quantidade de comida, aliando a dieta com atividades físicas simultaneamente.
  • Encontrar uma rede de apoio e incentivo, como programas de dieta e grupo de amigos que querem perder peso.
  • Dormir o suficiente todas as noites.
  • Sentar-se para fazer as principais refeições, mesmo se você estiver muito apressado.
  • Comer em pratos menores, eles garantem maior sensação de saciedade e afastam a ideia de privação.
  • Sentar-se e concentrar-se por um minuto antes de começar a comer.
  • Colocar a faca e garfo na mesa depois de levar o alimento à boca e fazer a mastigação com calma.
  • Não ler ou assistir TV enquanto está comendo, pois pode terminar com um prato vazio, mas sem lembrança de ter realmente consumido os alimentos.
  • Ficar menos tempo sentado durante o dia. Mesmo pessoas que trabalham diante de um computador ou precisam ficar em uma cadeira, faça pausas para se movimentar. Em casa, fale ao telefone e veja TV em pé.
  • Comer mais alimentos roxos, pois são associados a uma vida mais longa e saudável por serem ricos em polifenóis. Então, invista em mirtilos, berinjela, repolho roxo, uvas, entre outros.
  • Recompensar com prazeres que não sejam associados à comida.

 

 

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