A Motivação é a Base de Tudo, Comece por ela

Crie a sua motivação

Motivação é um assunto que muita gente está discutindo, Você se sente motivado todos os dias?

Um sentimento de felicidade ao saber que um novo dia está começando e você terá novas oportunidades para atingir seus objetivos e passar seu tempo envolvido(a) em atividades prazerosas, como por exemplo as atividades físicas?

Ou uma profunda insatisfação por ter que encarar diversos compromissos e obrigações?

Mesmo aqueles que amam o que fazem e estão no caminho de viver o seu propósito, acordam sem motivação de vez em quando.

Acontece com todos nós.

Portanto, não acredite que você é o(a) único(a) que tem dias ruins e que deve se sentir culpado(a) por isso.

No entanto, o sinal de alerta deve aparecer quando a maioria das suas manhãs são mais dolorosas do que prazerosas.

Pois pode ser um sinal claro que você está vivendo sem motivação pessoal.

Um caminho bastante perigoso tanto para a sua saúde física, quanto mental.

Motivação em atividades físicas

Com todos os benefícios que um treino/exercício físico fornece, por que alguém continuaria levando um estilo de vida sedentário? A resposta é simples, não temos motivação para seguir em frente.

Para muitos é devido aos pensamento e atitude negativos sobre o treino e atividade física. Você pode pensar que está totalmente consciente e em controle do seu comportamento, mas na verdade é seu subconsciente que o controla.

Se você programa seu subconsciente com pensamentos e atitudes negativos, ele irá guiar todo o seu comportamento baseado nisso.Se você sabe que deve fazer exercícios físicos, mas não consegue se motivar para isso, é provável que pensamentos e atitudes negativas a respeito do exercício permeiem seu subconsciente.

É muito comum que a maioria das pessoas pensem diariamente coisas do tipo “Não adianta… Não vou conseguir emagrecer” ou “esses exercícios são muito chatos, não aguento fazer iso” e por aí vai…

Não importa o quão mal você se sente sobre seu nível de fitness, você nunca irá fazer exercícios físicos de forma regular se não perder essa negatividade e substituir por pensamentos e ações positivas.

As pessoas que malham regularmente pensam coisas positivas a respeito da atividade física.Se você luta constantemente contra a motivação para se exercitar e não tem certeza se jamais será capaz de fazer exercícios físicos regularmente, você precisa aprender como mudar isso agora.

Ao alterar seus pensamentos você muda suas atitudes, crenças e hábitos emocionais. A reprogramação mental tem como alvo seu subconsciente e te ajuda a substituir pensamentos negativos que te fazem evitar a atividade física por outros que fazem com que você queira logo que o próximo treino chegue.O primeiro passo é você de fato buscar um exercício físico que te dê prazer.

No início é possível que não seja tanto prazer assim já que não está habituado com aquilo. Mas o importante é você não se sentir obrigado a fazer uma coisa que odeia.

Dicas para motivação

Group of women running in public park
  • A forma como se sente depois de fazer exercício. Não há nada que bata a sensação de bem-estar e de missão cumprida que sucede a um bom workout! É uma autêntica viagem nas nuvens, por isso, da próxima vez que lhe estiver a custar calçar as sapatilhas pense: “lembra-te de quão bem te vais sentir no final desta corrida ou desta aula de aeróbica!”.
  • Tempo para si. Enquanto muitas pessoas desdobram-se para encontrar tempo para dedicar aos outros (filhos, marido/esposa, outros familiares, amigos, colegas de trabalho…) a maior parte das vezes ficam sem tempo para tratarem delas próprias. Faça do exercício físico o seu tempo pessoal e prioritário… e não falte a esse encontro!
  • Queimar calorias. Se contar calorias (que no fundo é um dos métodos mais eficazes para perder peso), saberá instantaneamente que quanto mais exercício físico fizer, mais calorias vai queimar!
  • Divirta-se. Praticar exercício físico, seja ele qual for, deve ser, acima de tudo, divertido. Se não for, experimente uma nova modalidade ou aula… o que interessa é pôr-se a mexer e gostar daquilo que está a fazer.
  • O seu aspecto físico. Imagine-se mais magro, mais elegante, em forma, com saúde para dar e vender. Visualize essa imagem, utilizando-a como uma força motivadora sempre que necessário!
  • Revistas. Ler ou simplesmente folhear e passar os olhos por revistas dedicadas ao exercício físico, à saúde e ao bem-estar é outro truque interessante e que funciona para muitas pessoas.
  • Modelos das capas de revistas. OK, provavelmente não são os melhores exemplos – até porque o Photoshop faz maravilhas como todos nós sabemos – mas a beleza e a perfeição que essas capas emanam pode perfeitamente ser uma fonte de motivação eficaz!
  • Blogues. Tal como as revistas, ler blogues sobre pessoas que estão a tentar perder peso, que começaram recentemente a andar de bicicleta ou a fazer ioga, pode revelar-se uma leitura interessante e contínua. Vai poder presenciar os seus altos e baixos e, sobretudo, aprender com as experiências dos outros.  
  • Histórias de sucesso. Ler as histórias de sucesso de outras pessoas que estão a tentar emagrecer ou implementar uma rotina de exercício físico é sempre inspirador. Procure-as nas revistas, sites e blogues de que já falamos. Vão ser certamente um importante contributo para que você trabalhe mais e melhor. Afinal, se os outros conseguem, você também consegue! 
  • Fóruns. As comunidades online que partilham os mesmos objectivos (e dificuldades!) que você, são um excelente ponto de encontro para medir progressos, desabafar, procurar apoio e inspiração! Consulte-os diariamente para aquela motivação extra! 
  • Prémios. Se consegue manter a rotina durante alguns dias, mime-se! Mais uma semana a cumprir objectivos sem fazer gazeta? Merece outra recompensa! Este é um excelente truque, principalmente para quem está a começar, por isso, utilize-o com frequência nos primeiros tempos. 
  • Vestir roupa nova. Quer vestir as calças que usava quando andava na universidade ou aquele vestido lindíssimo que já não lhe serve? Quer poder ir às compras, comprar um número abaixo do actual e ficar fabuloso? Então esforce-se, corra, salta, faça abdominais. Just do it! 
  • Ser e sentir-se atraente. Como todos nós sabemos, este é sempre um excelente motivador, por isso, utilize-o frequentemente! 
  • Libertação de adrenalina. A descarga de adrenalina que sentimos durante qualquer sessão de ginástica eleva-nos para um estado de euforia e de bem-estar quase indescritível. Goze essa sensação do início ao fim! 
  • Anti-stress. Depois de um longo e tenso dia no escritório, não há melhor forma de aliviar o stress acumulado do que elevar os batimentos cardíacos e pôr os músculos todos a trabalhar! Fará toda a diferença. 
  • Tempo para contemplar. O tempo que dedica ao exercício físico é perfeito para pensar calmamente na vida, solucionar problemas ou inspirar-se com ideias e projectos novos.  
  • Um parceiro de ginástica. Uma das melhores coisas que pode fazer é arranjar uma companhia para as suas caminhadas, corridas ou aulas de natação – irão motivar-se mutuamente.  
  • Uma aula. Inscrever-se numa aula, seja ela de que modalidade for, é uma motivação muito forte porque primeiro estará a pagá-la, e segundo é um compromisso que tem e ao qual não vai querer faltar.  
  • Um personal trainer. Só pelas doses de motivação que vai ter, já vale a pena o investimento.  
  • Diário da ginástica. Manter um diário escrito do seu progresso é muito importante no campo da motivação. Experimente fazê-lo durante pelo menos uma semana e perceberá. 

 

Como ativar a Motivação instantânea ?

A ideia é ter a chamada motivação instantânea, que é uma forma de estar com o subconsciente com um gatilho de motivação. Isso claro não acontece da noite para o dia, mas sim com muito treino, e e claro motivação primária. Siga as dicas abaixo.

Defina um objetivo

Toda montanha começa a ser escalada de baixo. Comece pouco a pouco a prática da atividade física escolhida.

Lembre-se de que se você passou longos períodos de inatividade e sedentarismo, corre o risco de se lesionar ao começar a praticar exercícios de maneira extrema.

Comece então a praticar seus exercícios preferidos fixando uma meta de curto prazo e, acima de tudo, de forma gradual. Não tente dar passos de gigante.

Sua motivação aumenta quando você começa a alcançar seus objetivos, quando os resultados falam por si mesmos. Sugerimos utilizar um calendário ou agenda em que possa ir anotando o seu progresso. Assim, poderá ver os resultados e comparar suas realizações.Hoje em dia também existem muitos aplicativos que lhe permitirão controlar e acompanhar o seu esforço.

Conte com um treinador pessoal

Para otimizar o seu tempo ao máximo, recomendamos começar os treinos com um professor. Desta forma, você evitará maus hábitos que possam causar lesões e aprenderá os movimentos com perfeição.

Jamais subestime esta ajuda, mesmo que isso represente um gasto extra em seu orçamento. Um bom treinador saberá motivá-lo durante os períodos mais difíceis.

Além disso, vai monitorar sua evolução e este compromisso será mais um estímulo para não faltar às aulas.

Cultive a disciplina

Você deve começar a ter uma disciplina saudável:

  • Cumpra os dias e os horários que você selecionou para fazer exercícios. Não importa se está chovendo, se chegou visita em sua casa ou se você tem tarefas a fazer.
  • É comum enganarmos a nós mesmos com mil desculpas, quando, na verdade, só estamos com preguiça. Esforce-se para não trair este compromisso consigo mesmo.

A atividade física não é um fim, é um meio. Um estilo de vida, uma atividade que você deve incorporar em seu dia a dia, como escovar os dentes ou almoçar. Quando sentir um pouco de remorso por ter “pulado” uma sessão de treino, isso será um indicativo de que você está indo por um bom caminho.

Melhore a sua alimentação

Se você vai ter um grande desgaste físico, é importante fornecer ao seu corpo os nutrientes de que necessita. Por exemplo, proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis. Você deve planejar bem seus cardápios para evitar carências nutricionais para ter um alto desempenho durante o exercício.

Consulte um nutricionista se você quer consumir produtos específicos, como por exemplo shakes de proteína, barras energéticas.

Você já encontrou a motivação para fazer atividade física? Esperamos que estes conselhos possam ajudá-lo a seguir por este caminho cheio de saúde e bem-estar.

 

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